secretaria@ehr.ufmg.br | 31 3409 1870

ALEA – Análise de freqüência Local de Eventos Anuais

O programa ALEA usa os métodos dos momentos, da máxima verossimilhança e momentos L (somente a versão 2012) para estimar os parâmetros (e quantis) das principais distribuições de probabilidades usadas na análise de freqüências de eventos hidrológicos mínimos (versão 1.1), médios (versão 1.1) e máximos anuais. Distribuição: Livre e “AS IS”. Os autores não se responsabilizam pelas consequências de uso dos resultados produzidos pelo programa ALEA.

AUrb/ANP – Avaliação de Cenários pelo Método ANP

Planilha de cálculo sistematizando o Método ANP para avaliação muticritério de projetos.

AvDren – Avaliação Técnica e Econômica de Sistemas de Drenagem Urbana

O programa AvDren é um software de auxílio à decisão para avaliação técnica e econômica de sistemas de drenagem urbana. Os autores não se responsabilizam pelos resultados do emprego do programa, bem como pela sua manutenção e suporte.

RGa – Modelo Rio Grande Versão Acadêmica

Esta é uma planilha Excel que executa as operações de calibração de parâmetros e simulação chuva-vazão, em intervalos diário e horário, do modelo RIO GRANDE versão acadêmica. Esta versão realiza a simulação hidrológica concentrada (em uma única bacia), dispondo dos módulos de produção e concentração. O primeiro módulo faz o balanço hídrico e a separação dos escoamentos por meio da formulação Xinanjiang, enquanto o segundo faz a concentração do escoamento na seção exutória por meio da versão sintética do hidrograma unitário de Clark. A calibração de parâmetros em modo automático usa o algoritmo DDS (Dynamically Dimensioned Search). A planilha foi programada pelo Eng. Francisco Eustáquio de Oliveira e Silva (CPRM BH) e contem um exemplo de aplicação do modelo à bacia do Rio Indaiá (MG). Distribuição: livre e “as is”. O autor não se responsabiliza pelo uso ou pela manutenção desta planilha.

SEAF – Sistema Especialista para Análise Local de Frequência

SEAF é um programa de auxílio à decisão multi-critério para a escolha de uma ou mais distribuições de probabilidades adequada (s) à modelação de uma amostra de eventos hidrológicos máximos anuais. Distribuição: Livre e “AS IS”. Os autores não se responsabilizam pelas conseqüências decorrentes do uso dos resultados do programa SEAF.

Program SEAF is an aid-decision tool for selecting one or more probability distribution functions to model hydrologic annual maxima. Distribution: free and “as is”. The authors do not assume any responsibility for the consequences of using the results produced by SEAF.

SH30

Esse programa executa as operações de calibração de parâmetros e simulação chuva-vazão, em intervalo mensal, dos modelos SMAP e RIO GRANDE. No caso do modelo RIO GRANDE, o balanço de umidade é feito por meio da formulação Xinanjiang (a descrição do modelo RIO GRANDE pode ser encontrada na referência QUEIROGA, Yuri Givago de Almeida ; NAGHETTINI, M. C. ; NASCIMENTO, Nilo de Oliveira . Avaliação de um método de assimilação de erros nas previsões de vazões de curto prazo afluentes ao reservatório da UHE Camargos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre (RS), v. 10, n. 3, p. 63-74, 2005). O modelo SMAP realiza o balanço hídrico mensal conforme descrito em LOPES, J.E.G., BRAGA, B.P.F. E CONEJO, J.G.L.. Simulação Hidrológica: Aplicações de um Modelo Simplificado, In: Anais do III Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, v.2, 42-62, Fortaleza, 1981. A calibração de parâmetros em modo automático usa o algoritmo DDS (Dynamically Dimensioned Search). O programa foi feito pelo Professor Wilson dos Santos Fernandes e contem um exemplo de aplicação à bacia do Rio Indaiá (MG). Distribuição: livre e “as is”. O autor não se responsabiliza pelo uso ou pela manutenção desse programa

TecAlt – Sistema de auxilio a decisão em drenagem urbana

O programa TecAlt destina-se ao auxílio à decisão na escolha de tecnologias em drenagem urbana. Os autores não se responsabilizam pelos resultados do emprego do programa, bem como pela sua manutenção e suporte.

SisCCoH – Sistema para Cálculos de Componentes Hidráulicos

O SisCCoH é um programa que tem como objetivo o desenvolvimento de cálculos aplicados à Engenharia Hidráulica, possibilitando o uso acadêmico e profissional. Trata-se de um software livre, solicitando-se apenas que os usuários o referenciem adequadamente.

O software foi desenvolvido para o sistema operacional Windows (XP, Vista e 7), tanto para plataforma 32bits quanto para a de 64bits. Sua resolução mínima para o funcionamento integral é de 1080 x 624. Para o uso funcional completo do programa é necessária a instalação do .NET Framework 3.5 ou superior e do Microsoft Office 2007 ou superior.

Aviso Legal: Os autores e desenvolvedores do software não se responsabilizam pelos resultados decorrentes de sua utilização, bem como pela sua manutenção e suporte. É recomendável que o mesmo seja utilizado por equipe técnica familiarizada com os conceitos de escoamento em canais e condutos forçados, bem como de estruturas hidráulicas e singularidades.