secretaria@ehr.ufmg.br | 31 3409 1870

GRADUAÇÃO

  • Máquinas hidráulicas

    Código: EHR010

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia elétrica

    Ementa: Noções gerais de hidrodinâmica. Bombas hidráulicas: classificação, bombas centrífugas, características de turbobombas, cavitação, tópicos de projeto,de bombas centrífugas, bombas axiais, operação com bombas e curvas características. Turbinas Hidráulicas: noções gerais, classificação e descrição, teoria elementar de funcionamento, cavitação, tópicos de projeto, turbinas Pelton e Kaplan.

  • Mecânica dos fluidos

    Código: EHR004

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil

    Ementa: Fluidostática: propriedades físicas dos fluidos; empuxos; equilíbrio relativo; equilíbrio dos corpos imersos e flutuantes. Cinemática: classificação dos movimentos; linhas de corrente e tubos de corrente; escoamentos uni, bi e tridimensional; escoamento com potencial de velocidade. Fluidodinâmica: dinâmica dos fluidos ideais; dinâmica dos fluidos reais; perdas de carga contínuas e locais; fórmulas para escoamento em tubulações; orifícios, bocas e vertedores. Transferência de calor e massa.

  • Hidrologia aplicada

    Código: EHR007

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil

    Ementa: Conceitos básicos: ciclo hidrológico, balanço hídrico e bacia hidrográfica. Principais variações hidrográficas: natureza dos fenômenos e processos de medição. Redes hidrometeorológicas. Métodos de análise hidrológica: estatística aplicada e cálculo de variáveis hidrológicas, vazões de projeto, reservatório de estiagem e controle de cheias.

  • Mecânica dos fluidos e hidráulica

    Código: EHR008

    Créditos: 5

    Curso: Engenharia de minas

    Ementa: Propriedades dos fluidos:peso específico, massa específica, capilaridade e viscosidade. Fluidostática: experimento de Torricelli, forças hidrostáticas e flutuação. Cinemática: experimento de Reynolds e regime de escoamento. Dinâmica: equação de Bernoulli e energia. Hidráulica aplicada: Perdas de carga, condutoas forçados, condutos livres, orifícios, vertedores e estruturas hidráulicas. Noções de hidrologia

  • Hidráulica I

    Código: EHR016

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil e ambiental

    Ementa: Escoamento em condutos forçados: perda de carga, influência da linha piezométrica com relação ao perfil da tubulação, condutos equivalentes, redes de distribuição de água. Instalações elevatórias: altura manométrica, potência, rendimento, diâmetro econômico da tubulação de recalque; classificação e tipos de bombas; escolha de bombas centrífugas; curva de bombas e curva de sistemas; operação de múltiplas bombas; cavitação. Instalações hidráulicas prediais.

  • Hidráulica II

    Código: EHR017

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil e ambiental

    Ementa: Escoamentos livres: Escoamento gradualmente variado, formas e cálculo de linha d'água; escoamento bruscamente variado, ressalto hidráulico. Estruturas hidráulicas: barragens, vertedores, estruturas dissipadoras de energia, canais, bueiros, pontes. Fundamentos de hidráulica fluvial e transportes de sedimentos. Fundamentos de drenagem urbana. Instalações hidráulicas Prediais: água fria, água quente, esgoto sanitário e pluvial.

  • Engenharia de recursos hídricos

    Código: EHR018

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil

    Ementa: Recursos hídricos: indissociabilidade quantidade-qualidade, valorização econômica, gestão. Legislação e balanço disponibilidade-demanda. Estruturas de controle do regime hidrológico: reservatórios, barragens, órgãos extravasores, comportas, válvulas e tomadas d'água. Atenuação dos efeitos das enchentes. Sistemas de recursos hídricos: demandas, planejamento, operação, simulação e otimização. Perspectivas: preservação, desenvolvimento sustentável, balanço disponibilidade-demanda, modelo de gestão, efeitos de alterações climáticas e ambientais globais

  • Hidráulica e hidrologia computacionais

    Código: EHR019

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil

    Ementa: Princípios de construção e utilização de modelos matemáticos em hidrologia e hidráulica. Modelos determinísticos de simulação da transformação chuva-vazão: tipos, etapas da modelagem-calibração, validação e simulação. Modelos estatísticos uni-variados e multi-variados de variáveis hidrológicas. Modelos hidráulicos do escoamento permanente e do escoamento transitório em rios e canais.

  • Usinas hidrelétricas

    Código: EHR020

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil

    Ementa: Tipos de usinas hidrelétricas ( UHE's ); estudos hidrológicos. Modelos de UHE's em escala. Impactos ambientais. Estudos energéticos. Diagramas de carga. Dimensionamentos de componentes civis. Dimensionamentos da casa de máquinas. Rotação específica. Classificação, curvas de rendimento e cavitação em turbinas hidráulicas. Aspectos econômicos dos empreendimentos hidrelétricos. Custos de instalações hidrelétricas. Análise de custo/benefício aplicada a UHE's. Noções sobre operação e manutenção de UHE's.

  • Trabalho temático 1

    Código: EHR021

    Créditos: 2

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Diagnóstico ambiental de uma região ou bacia hidrográfica. Caracterização do meio físico, biótico e antrópico. Preparação de relatório técnico e apresentação oral do trabalho.

  • Fenômenos de transporte para engenharia ambiental

    Código: EHR022

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Definição dos fenômenos de transferência. Leis de Fick, Fourier e Newton. Equações multi-dimensionais de transferência. Camada limite. Estática dos fluidos. Escoamentos laminares e turbulentos. Sistema e volume de controle. Equações integrais para massa, energia e quantidade de movimento.Formulação empírica: análise dimensional e semelhança, números adimensionais relevantes, equações empíricas, perda de carga.

  • Atividades integradoras de conhecimento 3

    Código: EHR023

    Créditos: 1

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Integração do conhecimento entre as disciplinas em curso. Preparação para o Trabalho Temático 3.

  • Hidrologia ambiental

    Código: EHR024

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Ciclo hidrológico. Descrição, medição e análise de fenômenos hidrológicos: precipitação, interceptação, infiltração, evapotranspiração, escoamento superficial, escoamento subsuperficial. Análise Estatística de Variáveis Hidrológicas. Vazões: análise de enchentes e estiagens. Erosão e transporte sólido: análise e controle. Modelos hidrológicos. Sensoreamento remoto e sistemas de informação geográfica em hidrologia.

  • Hidrogeologia ambiental

    Código: EHR025

    Créditos: 3

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Conceitos fundamentais de hidrogeologia. Princípios de hidrogeoquímica. Transformação, retardo e atenuação de solutos no solo e em águas subterrâneas. Escoamento multifásico no solo. Qualidade das águas subterrâneas: compostos orgânicos e inorgânicos. Microbiologia dos solos. Atenuação natural de contaminantes. Monitoramento do solo e de águas subterrâneas. Legislação.

  • Trabalho temático 3

    Código: EHR026

    Créditos: 2

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Estudo de corpos d´água. Preparação de relatório técnico e apresentação oral do trabalho.

  • Sistemas de drenagem pluvial

    Código: EHR027

    Créditos: 2

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Tópicos de Hidrologia Aplicada. Sistemas de drenagem em áreas urbanas; utilização de técnicas compensatórias. Sistemas de drenagem de infra-estrutura de transportes. Sistemas de drenagem de áreas industriais e de mineração. Drenagem agrícola.

  • Modelos estatísticos para engenharia ambiental

    Código: EHR028

    Créditos: 3

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Teoria de probabilidades: funções de distribuição, momentos, estimação de parâmetros e quantis. Teoremas limites. Teoria de valores extremos. Análise de freqüência de variáveis aleatórias ambientais. Testes de hipóteses e intervalos de confiança. Regressão e correlação. Análise de variância. Análise multivariada.

  • Gestão de recursos hídricos

    Código: EHR029

    Créditos: 2

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Aspectos históricos da gestão de recursos hídricos no Brasil e no Mundo. Princípios da gestão de recursos hídricos: domínio das águas, valor econômico da água, uso prioritário, usos múltiplos, unidade de gestão, gestão descentralizada e participativa. Instrumentos da gestão de recursos hídricos: instrumentos normativos, instrumentos econômicos. Modelos institucionais para a gestão de recursos hídricos. Aspectos legais da gestão de recursos hídricos. Instrumentos de gestão de recursos hídricos na legislação brasileira em nível federal: planos de bacia, enquadramento de cursos d’água em classes, outorga dos direitos de uso dos recursos hídricos, cobrança pelo uso dos recursos hídricos, compensação a municípios, sistemas de informação de recursos hídricos. A gestão de recursos hídricos nos estados. Interfaces entre as políticas nacionais ambiental, de recursos hídricos e de saneamento.

  • Planejamento de sistemas de recursos hídricos

    Código: EHR030

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia ambiental

    Ementa: Recursos hídricos: usos, conflitos, necessidades de planejamento e gestão. Planos de recursos hídricos: formulação, análise econômica, funções-objetivo e restrições. Métodos de análise: multiplicadores de Lagrange, programação linear, programação dinâmica, simulação. Modelos determinísticos e estocásticos para o gerenciamento da quantidade e qualidade da água.

  • Hidrologia aplicada à aquacultura

    Código: EHR032

    Créditos: 3

    Curso: Aquacultura

    Ementa: Ciclo hidrológico, balanço hídrico. Bacias hidrográficas. Precipitação: formação, tipos, pluviometria. Abstrações hidrológicas: intercepção, armazenamento em depressões, infiltração, evapotranspiração. Vazões: formação, fluviometria, regularização. Estatística aplicada à hidrologia. Vazões de enchentes: gênese, hidrogramas, método racional, hidrograma unitário. Propagação de vazões em rios e reservatórios. Água subterrânea.

  • Hidráulica aplicada à aquacultura

    Código: EHR033

    Créditos: 3

    Curso: Aquacultura

    Ementa: Escoamento em condutos forçados: perda de carga, influência da linha piezométrica com relação ao perfil da tubulação, condutos equivalentes, redes de condutos. Instalações elevatórias: altura nanométrica, potência, rendimento, diâmetro econômico da tubulação de recalque; classificação e tipos de bombas; escolha de bombas centrífugas, curva de bombas e curva do sistemas, operação de múltiplas bombas, cavitação em bombas. Escoamentos livres: conceitos fundamentais, energia nos escoamentos livres; escoamento uniforme, fórmula de Manning. Estruturas hidráulicas: barragens e vertedores.

  • Obras hidráulicas

    Código: ENG061

    Créditos: 4

    Curso: Engenharia civil

    Ementa: Revisão de conceitos de Hidrologia. Revisão de conceitos de Hidráulica. Noções de Hidráulica Fluvial: escoamento em canais naturais, equilíbrio morfodinâmico, sedimentologia. Modelos matemáticos em Hidráulica: HidroWin, HEC-RAS, HEC-6. Modelos matemáticos em Hidrologia: HEC-HMS, MODHAC, SMAP. Estruturas hidráulicas. Elementos do dimensionamento hidráulico. Obras de drenagem. Obras para geração de energia elétrica. Obras de abastecimento público e industrial. Obras hidráulicas em mineração. Obras hidráulicas para navegação interior. Revitalização de cursos de água. Operação de obras hidráulicas e descomissionamento de obras. Estudos de impacto ambiental e outorga de obras hidráulicas.

  • Instalações prediais hidráulico-sanitárias

    Código: EHR034

    Créditos: 3

    Curso: Arquitetura

    Ementa: Higiene nas habitações. Noções gerais de escoamento dos líquidos. Instalações de água fria e água quente nas edificações. Instalações de proteção contra incêndio. Esgotos prediais. Aspectos sanitários das instalações prediais

Voltar ao topo

PÓS-GRADUAÇÃO

  • Metodologia de pesquisa

    Código: ESA939

    Créditos: 1

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Método científico: empirismo, falsificacionismo, racionalismo, relativismo, realismo e instrumentalismo. Pesquisa e referências bibliográficas. Organização da dissertação e sua normalização. Redação de textos técnicos. Projetos de pesquisa: organização, conteúdo e finalidades. Experimentação científica e análise de dados.

  • Hidrologia urbana e drenagem

    Código: EHR812

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Os processos hidrológicos envolvidos na Hidrologia Urbana. Bacias hidrográficas. Modelos matemáticos em hidrologia. Concepção, planejamento e gestão de sistemas de drenagem. Problemas afetos à Hidrologia Urbana.

  • Aproveitamentos hidráulicos

    Código: EHR801

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Hidráulica de barragens e reservatórios. Hidráulica de estruturas de controle e dissipação. Outras estruturas hidráulicas. Aproveitamentos de energia hidrelétrica.

  • Hidrologia estocástica

    Código: EHR806

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Análise de séries hidrológicas temporais. Modelação de séries temporais. Teoria de probabilidades aplicada ao dimensionamento e operação de reservatórios. Geoestatística. Análise de freqüência regional de eventos extremos.

  • Estruturas hidráulicas

    Código: EHR817

    Créditos: 2

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Vertedores de crista retangular; Vertedores de crista não retangular; Vertedores controlados por comportas; Vertedores laterais. Canais: Canais com adução lateral; Canais curvos; Estreitamento e alargamento da seção do canal; Confluência de canais; Divergência de canais; Escoamento passando por ilha, pilares de ponte e bueiros; Aeração superficial; Cavitação e aeração forçada. Obras de dissipação: Ressalto hidráulico; Bacias de amortecimento; Dissipador em concha, salto ski e defletores. Obras de tomada d’água e descarga de fundo.

  • Geoestatística

    Código: ESA919

    Créditos: 2

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Principais conceitos teóricos; a função variograma; modelos teóricos de variograma; isotropia e anisotropia; validação cruzada; krigeagem linear; krigeagem por indicatriz para variáveis contínuas; krigeagem por indicação para variáveis categóricas; simulação para variáveis categóricas e contínuas.

  • Elementos de hidráulica

    Código: EHR802

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Fundamentos Básicos: Conceitos e equações fundamentais do escoamento; Energia e Quantidade de Movimento. Regimes de escoamento. Hidráulica dos condutos forçados: Perdas de Carga nos escoamentos permanentes em condutos forçados. Sistemas de condutos. Sistemas de recalque. Fundamentos de cavitação: avaliação e métodos de controle. Hidráulica dos Escoamentos Livres: Escoamento permanente uniforme e gradualmente variado. Escoamento permanente bruscamente variado. Modelagem matemática dos escoamentos livres permanentes. Hidráulica de estruturas de controle: vertedores, comportas, dissipadores de energia. Hidráulica de estruturas de condução e de transições: canais, bueiros, pontes. Estudo e aplicações dos escoamentos transitórios: Equacionamento matemático e métodos de cálculo. Modelagem matemática. Golpe de aríete. Propagação de cheias.

  • Elementos de hidrologia

    Código: EHR803

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Introdução: Escopo da hidrologia como ciência e como tecnologia. Aspectos históricos da hidrologia. Clima e ciclo hidrológico: A Terra no espaço - movimentos planetários. Estrutura da atmosfera terrestre. Radiacão e balanço de energia. Circulação atmosférica. Circulação oceânica. Interações atmosfera-oceanos. Interações atmosfera-continentes. Grandes sistemas climáticos. Classificações climáticas. Variações climáticas e mudança climática. Efeitos antrópicos sobre o clima. Noções sobre modelos climáticos. Ciclo hidrológico e balanço hídrico. Balanço hídrico na escala continental. Balanço hídrico na escala da bacia hidrográfica. Efeitos antrópicos sobre o ciclo hidrológico. Medição de variáveis hidrológicas. Geomorfologia e hidrologia: Relevo e intemperismo : processos e formas. Processos fluviais: geomorfologia fluvial. Parâmetros geomorfométricos da bacia hidrográfica e do sistema fluvial. Princípios de análise de terrenos e SIG. Processos hidrológicos na escala da bacia hidrográfica: Vapor d’água e umidade atmosférica. Precipitação, evaporação e evapotraspiração. Intercepção, infiltração, armazenamento de água no solo e escoamento na zona não saturada. Armazenamento superficial, escoamento superficial. Efeitos antrópicos sobre os processos hidrológicos na escala da bacia hidrográfica. Análise hidrológica: modelos lineares por evento (hidrograma unitário). Propagação hidrológica em rios e reservatórios. Modelos não-lineares contínuos.

  • Hidrologia estatística

    Código: EHR805

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Caracterização de processos estocásticos e determinísticos. Importância da análise de risco em engenharia. Fundamentos de teoria de probablidades. Análise combinatória. Probabilidade - definição e axiomas. Probabilidade condicionada e independência. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Probabilidade conjunta de variáveis aleatórias. Esperança matemática. Teoremas limites. Fundamentos de estatística matemática. Princípios básicos de inferência estatística. Estimação - propriedades dos estimadores, 3 métodos dos momentos, da máxima verosimilhança, dos momentos lineares e bayesianos. Testes de hipóteses - lema de Neyman-Pearson, hipóteses simples e compostas, testes da razão de verosimilhança. Modelos lineares - regressão simples e regressão múltipla, estimação, testes e análise de variância. Métodos não-paramétricos - estimação, testes, aleatoriedade e robustez. Máximos e mínimos em hidrologia. Teoria clássica de valores extremos - formas assintóticas, critérios de convergência e estimação. Modelos não-extremais - log-normal, Pearson e Wakeby. Testes estatísticos e intervalos de confiança. Modelos de séries de duração parcial. O teorema de Pickands e os métodos de estimação da cauda superior. O método GRADEX para estimação de vazões de pico de cheia. Regionalização de variáveis hidrológicas. Análise regional de vazões máximas. Análise regional de vazões mínimas de diversas durações. Os métodos NERC e dos momentos lineares para regionalização de variáveis hidrológicas.

  • Tratamento de águas de abastecimento

    Código: ESA903

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Disponibilidade hídrica. Usos x qualidade da água. Seleção de mananciais. Captações superficiais e subterrâneas. Características das águas naturais. Água potável e potabilizável. Padrões de potabilidade. Organismos indicadores. Índice de Qualidade de Água. Tecnologias de tratamento. Tecnologias de tratamento. Arranjos típicos de estações de tratamento convencionais e de filtração direta. Coagulação. Conceitos fundamentais. Mecanismos de coagulação. Floculação. Conceitos fundamentais. Tipos de unidades de floculação. Floculação hidráulica e mecanizada. Decantação. Sedimentação discreta e floculenta. Decantação convencional. Parâmetros de projeto. Decantação de alta taxa. Fundamentos teóricos. Noções básicas de flotação por dissolvido. Filtração. Fundamentos teóricos. Tipos de filtros. Meios filtrantes. Métodos de lavagem. Filtração com taxa declinante. Filtração Lenta. Filtração em membrana. Ensaios de tratabilidade. Adequação e otimização de estações Desinfecção. Conceito e aplicação. Desinfetantes e subprodutos. Métodos alternativos

  • Escoamento em meios porosos

    Código: ESA890

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Propriedades dos fluidos e dos meios porosos; equações fundamentais do transporte de fluidos em meios porosos; escoamento unifásico em meio poroso; escoamento multifásico em meio poroso; dispersão hidrodinâmica; aplicações nos estudos do transporte de fluidos e poluentes no solo.

  • Hidráulica fluvial e transporte de sedimentos

    Código: EHR804

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Dinâmica do escoamento fluvial. Morfologia fluvial. Modelagem em hidráulica fluvial. Engenharia fluvial. O problema de sedimentos. Fontes de sedimentos e produção de sedimentos. Mecânica do transporte de sedimentos. Erosão

  • Mecânica dos fluidos

    Código: EHR813

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Conceitos fundamentais. Escoamento Turbulento. Aplicações da Mecânica dos Fluidos em Engenharia Ambiental. Modelagem dos escoamentos. Técnicas experimentais.

  • Métodos numéricos em recursos hídricos

    Código: EHR814

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Introdução. Métodos Numéricos Simples. Método das Diferenças Finitas. Método dos Elementos Finitos.

  • Modelagem matemática em hidráulica e hidrologia

    Código: EHR808

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Introdução. Fundamentos teóricos da modelação matemática em hidráulica e em hidrologia: Modelos fisicamente fundamentados de componentes do ciclo hidrológico: Modelos matemáticos em hidráulica:. Exemplos de alguns modelos particulares. Aplicações.

  • Sistemas de recursos hídricos

    Código: EHR810

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Introdução. Economia de sistemas de recursos hídricos. Programação linear. Algoritmos. Programação dinâmica. Análise de confiabilidade de sistemas de recursos hídricos. Simulação de sistemas de recursos hídricos.

  • Sistemas hidráulicos de infra-estrutura urbana

    Código: EHR809

    Créditos: 3

    Curso: PPSMARH

    Ementa: Intodução. Sistemas de abastecimento de água. Sistemas de esgotamento sanitário.