Guia para a avaliação de serviços de ecossistema para a transformação urbana

O  “Guia para a avaliação de serviços de ecossistema para a transformação urbana” foi elaborado no âmbito do Projeto de Pesquisa “ADEPT – developing the ecosystem Approach to DErive Positive urban Transformations in the context of intersecting vulnerabilities”, com financiamento do Newton Fund, FAPEMIG e CONFAP.

De acordo com o prof. Nilo Nascimento, coordenador do projeto ADEPT no Brasil, os serviços ecossistêmicos podem ser incorporados no desenvolvimento e planejamento urbano sustentável, assim como podem ser considerados um recurso natural com potencial para reduzir o risco e vulnerabilidade das pessoas e melhorar seu bem-estar. O Guia é baseado em uma pesquisa de campo realizada em Nova Contagem (Contagem, Minas Gerais) e mostra como ativos ambientais, tais quais, parques, árvores de rua, recursos hídricos e jardins privados, podem contribuir para o bem-estar humano.

O Guia foi elaborado em parceria com Middlesex University e Abertay University, instituições que participam do projeto ADEPT.

Clique aqui para acessar o “Guia para avaliação de serviços de ecossistema para a transformação urbana”.